O cachimbo é um instrumento para fumar composto de fornilho e piteira. Usa-se para fumar principalmente tabaco, que sofre um processo especial para a preparação do fumo para o uso em cachimbo.
Existem vários formatos de cachimbo, como o billiard, o apple, bent apple,calabash, bulldog, straight, churchwarden e volcano.
Há também uma infinidade de misturas, também chamadas blends para serem fumadas. O cachimbo geralmente é feito de madeira, mas outras matérias primas podem ser usadas para sua confecção, tais como o meerschaum ("espuma do mar" em alemão), que é silicato de magnésio hidratado.
Pode ser usado como peça religiosa, símbolo de status, alternativa ao cigarro ou, simplesmente, um hábito per se.
O cachimbo está voltado para o consumo de ervas, mais comumente o fumo.
Tal aparelho é formado por um recipiente e um tubo anexo. No recipiente, o fornilho, o usuário deposita o fumo, seguindo técnicas de enchimento e pelo duto de ar aspira à fumaça para a boca.
Dependendo da substância queimada, ela pode reagir de diferentes formas com o organismo do fumante.
No caso do tabaco para cachimbo, sua composição ácida faz com que a nicotina seja absorvida pela mucosa bucal, sem a necessidade de ser absorvida pelos pulmões, o que comumente chama-se tragar.
No caso do tabaco para cachimbo, sua composição ácida faz com que a nicotina seja absorvida pela mucosa bucal, sem a necessidade de ser absorvida pelos pulmões, o que comumente chama-se tragar.
O uso do cachimbo teve início nas Américas, no período pré-colombiano. Fazia parte de rituais sagrados dos povos ameríndios significando, para algumas culturas, a união do mundo terrestre (representado pelas folhas) com o celeste (representado pela fumaça). Uma das lendas mais antigas que contam essa relação é a lenda do Búfalo Branco que fala sobre a aparição de um búfalo mitológico, trazendo um cachimbo e dando uma série de instruções sobre como usá-lo para conseguir a comunicação com as divindades e prevenir períodos de seca e fome.
No Brasil também há vestígios do hábito de fumar desde os tempos pré-históricos, tanto em cultos religiosos quanto por hábito.
O consumo de tabaco dos povos sul-americanos, principalmente no Brasil, podia ser feito mascando, lambendo ou aspirando-o, porém, o mais comum era o uso de cachimbos de cerâmica, raízes de árvores ou mesmo conchas.
Nas artes, é famosa uma obra de René Magritte que apresenta a frase "Ceci n'est pas une pipe", "isto não é um cachimbo". Johann Sebastian Bach dedicou a seu cachimbo a aria So oft ich meine Tobackspfeife, um poema musicado em que o compositor atribui ao fumar o cachimbo uma antevisão da imortalidade.
A expressão fumar cachimbo com o inimigo, ou fumar o cachimbo da paz tem o sentido de oferecer uma trégua ou fazer uma tentativa de reconciliação com um adversário.
Enviado pelo confrade Diego Cavalcante
Só uma pequena correção, o Meerschaum não é carbonato de cálcio mas sim Silicato de Magnésio (hidratado). Enquanto que o Carbonato de Cálcio é extremamente abundante uma vez que é o principal componente das rochas calcárias, o Meerschaum praticamente só existe próximo da cidade de Eskişehir na Turkey.
ResponderExcluirfonte: http://www.pipedia.org
Olá. Sou iniciante na arte de cachimbar, na verdade vou adquirir meu 1º cachimbo hoje, e tenho uma dúvida. Meu cachimbo deve ser limpo sempre que for usado? Pq li em um anuncio que depois de limpo o cachimbo só pode ser usado de novo após 48h. Esta afirmação está correta? Obrigado.
ResponderExcluirO ideal é sempre limpar ele, e aguardar 24 horas para que a madeira esfrie. Foi assim que aprendi e sempre faço.
ExcluirAbraços!