Saudações confrades dissidentes. Resolvi escrever meu
primeiro artigo para o nosso antro "anarco-nicótico" da
Cachimbaria. Vou falar sobre tabacos, que mais do que
cachimbos, é uma das minhas várias "especialidades"
nesse meio. Então sigamos com a subversão.
primeiro artigo para o nosso antro "anarco-nicótico" da
Cachimbaria. Vou falar sobre tabacos, que mais do que
cachimbos, é uma das minhas várias "especialidades"
nesse meio. Então sigamos com a subversão.
Latakia
O latakia é um tabaco muito peculiar e, do ponto de vista figurativo, de forte personalidade. Tem características marcantes e é do tipo de tabaco extremista, onde se pode gostar ou dispensá-lo, muito raro os meio-termos.
Tem sua origem na Nicotiana Persica, que após passar por tratamento de cura e defumação acaba por se tornar o que deve ser, o Latakia. Tem origem do nome na cidade de Latakia, também conhecida como Latakiyah (do arábico Al-Ladhiqiyah), que é a principal cidade portuária da Síria.
Conta a história que o seu processo de defumação tem origem casual, quando alguns produtores de tabaco penduravam parte da sua produção no teto dos abrigos, que ficavam em contato com a fumaça e calor das lareiras ou fogueiras. Estas fogueiras costumavam ser abastecidas por ervas variadas que mantiam o fogo e perfumavam o ambiente, consequentemente dando as características de sabor ao tabaco exposto.
O latakia é componente característico das famosas Mistura Inglesas (MI's), sendo mais consumido dessa forma, é claro, sem descartar muitas outras misturas que o levam na composição, ou até mesmo o seu consumo puro e livre. Este último menos comum, talvez por conta de suas características marcantes de sabor e nível de nicotina. Mas há quem o aprecie puro como veio ao mundo.
Atualmente o latakia tem origem principal em dois locais distintos, que é a já citada região de Latakia, situada ao norte da Síria, de onde provém o Latakia Sírio, e a Ilha de Chipre, próxima ao sul da Turquia, tendo sua principal produção no lado provinciano grego, ao sul do estado, onde tem origem o Latakia Cipriota. Uma pequena parte da produção é proveniente da Grécia.
Continua...
--
É isso pessoal. No próxima parte do artigo vou falar sobre os processos de preparação do Latakia Sírio e do Latakia Cipriota. Poderia já ter feito, mas a vida burguesa me toma o tempo. Até mais e boa baforadas.
Phelipe Folgierini
Sou admirador desse delicioso tabaco, desde a década de 80. Porém, há muito tempo não encontro esse tipo de fumo para cachimbo à venda no Brasil. Alguém poderia ajudar-me a encontrar? Meu e-mail, é: nlaera@gmail.com
ResponderExcluirMuito agradecido.
Neves Terriani Laera
Rio de Janeiro
Procure pelo Luis Graciano no facebook, talvez ele consiga.
ExcluirAbraços!