Latakia Sírio
O Latakia Sírio é feito à partir da planta de folhas longas e estreitas, medindo entre 20 e 30 centímetros (menor que as folhas de outros tabacos) e é conhecida como shek-el-bint.
A planta é expost

O latakia depois de produzido recebe a qualificação de abu-rhim para o produto de maior qualidade, seguidos pelo latakia negro e depois o latakia azul.
Latakia Cipriota
O latakia proveniente da ilha

As folhas e flores recebem um tratamento semelhante ao latakia sírio, tendo como resultado um tabaco negro com aroma muito encorpado. Apesar dos combustíveis de defumação serem praticamente os mesmos, o sabor se altera pelas diferenças de clima, solo e outras incógnitas regionais.
A picancia do latakia cipriota é menor que a do sírio, bem como o sabor amadeirado.
Continua...
--
Então é isso. No próximo post sobre latakia irei falar das características dos blends que o levam em suas composições, bem como características gerais desse tabaco tão importante para o universo nicotiano.
Se mantenham ligados no blog que logo estaremos com muitas surpresas e novidades para os nossos leitores. Aposto que vocês irão gostar do que vem pela frente ;D. Até depois e boas pitadas.
Phelipe Folgierini
Quais especiarias compõe o combustível para a defumação ? Teria maiores detalhes ou poderia me indicar um material para estudos ? Estou fazendo um estudo para elaborar um blend nacional !
ResponderExcluirPelo que encontrei nos livros, são usadas madeiras aromáticas, porém não sei exatamente quais, essa é bem dizer a receita de cada blend.
ResponderExcluirExiste um livro do Alfredo A. Maia chamado Tabacos e Cachimbos, lá tem bastante informação, porém para algo mais técnico creio que a solução é conversar com o próprio Alfredo.
Abraços!