Misturas com Latakia
Via de regra qualquer latakia possui sabor marcante, ótima combustibilidade e no geral é utilizado para condimentar misturas com outros tabacos, desde que usado nas devidas proporções. Se "errar na mão" corre-se o risco de "anular" os outros tabacos.
O latakia, geralmente o sírio, também pode ser fumado puro, com a garantia de uma experiência marcante. De aroma intenso, mas relativamente suave, seu gosto mal permanece na língua após a fumada. No entanto os indivíduos menos acostumados no mundo tabagista podem sofrer um pouco fumando ele puro.
De acordo com Alfredo A. Maia, "o uso do latakia na Europa começou a se difundir em 1874 quando a Sobranie of London passou a produzir uma mistura condimentada com latakia, no que foi seguida pela Orlik. No início do século XX o latakia era muito usado nos Estados Unidos por muitos fabricantes de cigarros, para “apimentar” as misturas de tabacos turcos muito em moda na época".
A maioria das misturas que levam latakia são as famigeradas Misturas Inglesas, ou MI's, mas também existem outras misturas que não se enquadram nessa qualificação.
Proporções
Na proporção de até 5% já é possível perceber o latakia numa mistura. Chegando aos 10% na mistura o latakia já começa a adquirir certo destaque. Alfredo afirma que "o latakia cipriota vai mostrando seu caráter forte até cerca de 45%, quando então começa a ser dominante, obscurecendo o sabor de qualquer outro tabaco presente". Raras misturas tem mais de 45% de latakia cipriota. Essas na maiora dos casos são apreciadas mais pelo latakia em si que pela mistura no geral.
O mesmo vale para o latakia sírio, com a diferença que por volta de 35% numa mistura ele prevalece. Acima dessa proporção os efeitos são muito próximos do latakia fumado puro, principalmente para iniciantes.
por Phelipe Folgierini
0 comentários:
Sinta-se livre para comentar, no entanto qualquer comentário ofensivo será sumariamente apagado.