Tabacos e seus Cortes

By | 09:28 6 comments
Olá cachimbeiros!

Vamos começar a semana falando sobre os diversos cortes em que costumamos encontrar tabacos pra cachimbo. Vamos listar e descrever abaixo os cortes mais comuns e que conhecemos, mas pode ser que existam outros menos comuns ou ainda desconhecidos por nós. Fique à vontade pra comentar sobre cortes que você conhece (ou mesmo faz) na área de comentários.

Então vamos lá!


Cube

O corte cube, inglês para cubo, é algo próximo do que o nome sugere, um tabaco que é cortado ou fragmentado em pequenos pedaços quase quadrados. De tamanho relativamente uniforme, esse corte de tabaco pode ser facilmente misturado ou fumado. É o corte mais comum em tabacos do tipo Burley.

Diz-se que o nome cube vem da forma que esse corte é realizado, onde uma quantidade confinada (mas não prensada) de tabaco é cortada em pequenos cubos que depois são desmanchados.


Flake

O corte flake, que no inglês pode significar tanto lâmina quanto floco,  também é conhecido como navy cut ou cut plug e é feito prensando-se o tabaco em "tijolos" e, em seguida, cortando-o em laminas grandes e planas. Tabacos de corte flake, da forma descrita aqui, podem ser compostos de vários tabacos diferentes. A prensagem de tabacos diferentes permite que seus sabores, densidades e níveis de umidade se "casem" bem. Esse método vai também ajudar a criar mais sinergia entre os tabacos com o passar do tempo. Tabacos de corte flake podem ser
desmanchados em flocos para ser fumado solto, quando então passa a ser chamado de broken flake, corte o qual diversas misturas são comercializadas.

O método de prensagem foi muito utilizado no passado para conservação do tabaco durante longo tempo. O corte em lâminas posteriormente auxiliava a tirar somente uma parcela do tabaco prensado para ser consumido em laminas ou em flocos provenientes do desmanchamento das laminas.





Crumble Cut

É o tabaco flake cortado transversalmente nas duas direções, formando-se cubos que com facilidade se desintegram. Outra forma pela qual esse corte é feito, onde é mais utilizado sob o nome de broken flake, é quando o flake recebe dois ou três cortes no sentido da sua largura e então é esfarelado, ou mesmo simplesmente esfarelado sem cortes.





Plug




Também conhecido como navy plug, recebeu esse nome porque os marinheiros enchiam um longo tubo ou bolsa feita de lona de vela de navio com tabaco e aromatizantes (rum, frutas, especiarias, etc), depois torciam a bolsa, apertado-o, imitando o processo industrial de prensagem. Esta técnica cria uma espécie de "tijolo" denso de fumo com cerca de uma a cinco polegadas de espessura. Quando então o tabaco é fatiado e chamada de plug, do inglês "tampão". Outro método é a prensagem do tabaco em chapas largas de até uma polegada de espessura. Assim como nos flakes, esse era um método muito utilizado para conservação de tabaco. No geral os plugs são cortados e desmanchados desmontados para se fumar.

Até a década de 40 era comum comprar plugs por polegada, no formato de chapas ou tijolos. Na época também eram muito comuns cortadores domésticos específicos para se fatiar esse tipo de tabaco.




Twist

Também conhecido como rope, do inglês "corda", bogie ou pigtail, segue um processo de prensagem muito semelhante ao plug, mas geralmente é vendido em pedaços sem fatiar, ou as cordas propriamente ditas. É muito comum no Brasil, sendo conhecidamente um tabaco selvagem, pois é muito utilizado por quem fuma cachimbo ou cigarros de palha em cidades interioranas ou ainda na "roça", onde geralmente é confeccionado artesanalmente. Ainda no Brasil ele é literalmente chamado de "fumo de corda" pelo seu formato óbvio, ou "fumo de rolo" devido as "cordas" de fumo serem enroladas e expostas para venda.

Muitas marcas conhecidas de tabaco para cachimbo vendem suas misturas nesse formato, como o Brown Nº 4 ou Black XX da Samuel Gawith, Black Irish e outros da Gawith Hoggarth. Alguns com cortes semelhantes ao plug, como o MacBaren Dark Twist.


Curly Cut

Também chamado de spun cut ou roll cake. É primeiro enrolado em formato de cordas e levemente  prensado semelhante ao twist. Mas aqui as cordas possuem uma espessura mais fina, de 1 a 3 cm, onde depois são fatiadas e ficam como moedas.

Os famigerados flake medallions da Davidoff,  bulls eye da Stokkebye e outros na mesma linha seguem esse formato.


Bird's Eye


Bird's Eye é quando o tabaco é preparado com algumas folhas levemente friccionadas e então cortado pelo método curly cut. Como resultado obtém-se pequenas "moedas" 0,5 a 0,7 cm de diâmetro, com texturas que se assemelham a olhos de pássaros.





Ribbon

O corte ribbon, do inglês "fita", com variações chamadas de loose cut ou straight cut, é exatamente o que o nome sugere. Tabaco cortado em finas e longas fitas que são mais curtas e grossas que no corte shag, apresentado a seguir. O ribbon é o tipo de corte mais comum nos tabacos para cachimbo, sendo um corte fácil para manusear, encher o fornilho ou para fazer misturas com outros tabacos.



Shag

O corte shag, que em tradução livre significa "bolo de cabelos", é o tabaco finamente cortado/desfiado em fios longos, mais finos e longos do que corte ribbon. Tabacos Virgínia prestam-se muito bem para este corte devido ao grande tamanho de suas folhas. Este corte é muito comum para os tabacos do tipo RYO (roll your own, enrole você mesmo) mais utilizados para enrolar cigarros manualmente. É um corte pouco comum nos tabacos para cachimbo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. eu comprei um tabaco de péssima qualidade, brasileiro de alagoas. hiper bom é o nome da marca, eu queria experimentar, pois acho que o tabaco de boa qualidade fica com um gosto melhor quando se conhece o gosto do tabaco ruim. o corte é em shag

    ResponderExcluir
  2. @RainGuide provavelmente o tabaco que comprou é para enrolar cigarros. Tabacos pra cachimbo costumam ter características diferenciadas dos tabacos para enrolar cigarro, como sabor e aroma melhor definidos, textura da fumaça, etc.

    ResponderExcluir
  3. O Fumo serve para enrolar cigarros de palha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, pois os fumos para cachimbos são mais "pesados" para tragar e com cortes maiores do que os de cigarro.

      Excluir
  4. Olá
    gostei muito do blog. Gostaria de uma dica ou mais dicas para substituir os fumos Davidoff para cachimbo. Adorava a mistura da lata vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah cara, ai ta complicado, esses Davidoff eram maravilhosos e agora não se acha mais por aqui... Difícil pensar em algum tabaco no mercado nacional que seja similar a esta linha da davidoff.

      Tente provar os 7 Seas, são aromáticos interessantes, mas bem diferente dos davidoff.

      Abraços

      Excluir

Sinta-se livre para comentar, no entanto qualquer comentário ofensivo será sumariamente apagado.