Cachimbo Bom....

By | 17:44 12 comments
E ai confrades, tudo tranquilo?

Gostaria de compartilhar aqui uma experiência na minha vida de “cachimbeiro”, acredito que já tenha acontecido com muitos confrades, porém acho válido postar, pois tem muitos iniciantes acessando o blog e acredito que podemos desmistificar muita coisa.

Alguns anos atrás quando estava começando a cachimbar, apenas tinha um cachimbo que paguei R$8,00 e como havia adquirido certo gosto pelo cachimbo resolvi que era a hora de comprar um próximo cachimbo.

Na época estava conversando com o confrade Alfredo A. Maia e "lamentando" por ver os confrades com vários cachimbos legais, todo mundo falando sobre Briar e eu sem poder aquisitivo para comprar um cachimbo "bacana". La pelas tantas, o confrade larga a seguinte frase: 

"Cachimbo bom é aquele que a gente pode comprar."


Na hora não fez muito sentido, eu estava maravilhado vendo os cachimbos caros e acabei não dando bola para a frase.

Acabei comprando um Bertoldi daqueles baratinhos com piteira de chifre e madeira nacional, era o que cabia no meu bolso na época e já era um passo a frente do primeiro cachimbo. Eu era muito inexperiente na época (mais do que hoje no caso), e acabei comprando pela aparência sem dar muita bola para os detalhes "técnicos". 

Confesso que tive muita sorte, pois adorei o cachimbo.

Atualmente tenho vários cachimbos nacionais e importados, porém aquele cachimbo que comprei naquela época ainda é um dos preferidos junto com dois Peterson e um Maestro, a madeira dele tem um aroma único que influencia totalmente no sabor do tabaco. Para alguns isso é muito ruim, mas para mim, um fornilho de half & half do pacotinho de plástico (o da caixinha tem sabor diferente) misturado com o sabor da madeira deste cachimbo é coisa única, o próprio cheiro do cachimbo em si é muito bom. 

Gostaria de saber qual madeira é feita ele.

Resumindo. Cada cachimbo é único, e não é o preço ou o material que ele é feito que vai definir se a fumada é boa ou não.  Às vezes um cachimbo de marca cai muito bem para nós, mas também encontramos ótimas fumadas em cachimbos bem acessíveis, acho que a grande sacada na história é entender e apreciar cada cachimbo, e assim fazer um bom uso de todos os que gostamos.

Dica: Experimente fumar o mesmo tabaco em todos os cachimbos que você tem, vai acabar notando que o sabor muda bastante de um para outro. Eu tenho cachimbos que uso só para pitar aromáticos e outros que casam melhor com misturas mais pesadas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

12 comentários:

  1. Maravilha de colocação, eu mesmo tive essa sorte ao adquirir meu primeiro cachimbo "um cachimbo cujo preço coube certinho em meu bolso" e olha não sei dizer qual a marca dele, nem a madeira que foi feito, mas me recordo como se fosse ontem, comprei ele e um bulk do saudoso Bulldog, foi um momento que parou no tempo. Anos depois adquiri meu primeiro Bertoldi, depois um segundo e já estou no quarto. Ainda pretendo adquirir um Savinelli ou um Dunhill, mas por enquanto curto os nacionais.

    Quanto a sua dica no final, maravilhosa, e deve ser seguida ao menos a título de experiência.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara, esses cachimbos importados sempre são meio caros para nós Brasileiros!

    ResponderExcluir
  3. As vezes acontece a mesma coisa comigo, de desejar os importados... mas do que adianta se matar comprando um importado se não sobrar grana pro tabaco? (Esse têm que ser bão mesmo) Comecei com um Finamore de piteira de acrílico. Depois de um tempo, fumando nele, achei melhor ter iniciado nesse "baratinho", sabe porque? Se tivesse iniciado num cachimbo mais caro, estaria lamentando as queimadas (de isqueiro) na boca do fornilho que só um iniciante sabe fazer! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah boa!
      Hoje tenho cachimbos de todos os tipos e preços, e gosto de todos, cada um tem seu momento para queimar fumo.

      Abraços!

      Excluir
  4. Mon ami, boa tarde!
    Olha, ainda sou iniciante também, "cachimbeiro" de poucos meses, mas apesar de ter tido condições de adquirir alguns cachimbos "bacanas", como você diz, eu tenho um pequeno carinho pelo meu primeiro cachimbo, o qual comprei por 10 dilmas srrssrrsrs Não sei por quê, mas gosto dele, e escolhi mantê-lo comigo, mesmo que seja para lembrar os "tempos da xícara de plástico", e vira e mexe dou umas baforadas. Acho que cachimbo é igual carro. Vc pode comprar uma ferrari, mas sempre se lembrará do seu primeiro Fiat 147 que te levava pra facul nos dias de chuva.
    :D

    ResponderExcluir
  5. Boa noite colegas.

    Sou novato. Ainda sequer comprei meu primeiro cachimbo. Sou do tempo do politicamente incorreto e desse tempo me lembro de meu pai, fumando seu cachimbo aromático (aroma de chocolate). Sempre que ele acendia seu cachimbo, eu ficava por perto, pois gostava do aroma e, como eu disse, politicamente incorreto, meu pai me deixava por vezes dar uma baforada.

    Sempre guardei com carinho essa arte de cachimbar. Diferente de simplemente fumar um cigarro, sempre vi tudo como um momento de introspecção, um momento pessoal e de reflexão.

    Agora, aos 40 anos de idade, depois de ter vencido várias batalhas internas, varios medos e preconceitos, resolvi que irei batizar esse novo eu com um cachimbo!

    Sou Catarinense e descobri que aqui perto há uma fábrica de cachimbos chamada Bertoldi. Achei os cachimbos deles super simpáticos e gostaria de iniciar nessa vida prestigiando uma fabriqueta daqui do meu Estado.

    Os colegas conhecem a fabrica? O que acham? Aprovam?

    Igualmente, estou pensando em iniciar com um aromático, pensei no Irlandez Alpino, qual a opinião dos colegas?

    Gostei muito do blog, acho que vou ficar por aqui lendo os artigos sempre que houverem novos.


    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Claudio beleza?
      Sou catarinense também, mais especificamente de Joinville. Os cachimbos da Bertoldi são muito bons, eles tem uma linha chamada Maestro, que são cachimbos feitos com madeira italiana de primeiríssima qualidade.

      Porém te aconselho a comprar um cachimbo que te agrade e "caiba" no seu bolso, depois de pegar o gosto pelo cachimbo ai sim indico gastar um pouco mais em cachimbos de melhor qualidade!

      Abraços!

      Excluir
  6. Boa tarde. Hj comprei meu primeiro cachimbo, pois já migrei dos cigarros comerciais p os de palha e decidi q era hora de partir p o q realmente interessa. Acho q gastei muito devido à minha total falta de experiência. Enfim, quero dizer q seu blog me ajudou muito e parabeniza-lo pelos ótimos artigos q acompanharei c frequência. Abs!

    ResponderExcluir
  7. Legal Marcelo! Eu sempre tento encontrar tempo para continuar postando, mas tem sido muito diferente pois estou me envolvendo com outras coisas! Mas sempre que der quero manter ele atualizado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Caro, descobri seu blog, por esses dias... Notei que está muito desatualizado, mas resolvi arriscar assim mesmo: gostaria de saber onde e como consigo comprar bons tabacos importados no Brasil. Estou particularmente interessado em tabaco com latakia... Não acho!!! Help me!!! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fera! Cara, tem um pessoal vendendo via facebook. Procura por Paulo Santiago, ele tem muita coisa boa!

      Abraços!

      Excluir

Sinta-se livre para comentar, no entanto qualquer comentário ofensivo será sumariamente apagado.